sexta-feira, 18 de setembro de 2015

REVALIDA (Medicina) - 2015 Dúvidas Frequentes e Provas Antigas




Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA

O QUE É O REVALIDA?
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA, é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e a ANDIFES, desde 2010. Trata-se de um exame elaborado por reconhecidos especialistas em avaliação da educação médica, que proporciona maior agilidade, confiabilidade e eficácia nos processos de revalidação de diplomas médicos no país.

O REVALIDA consiste da realização de provas de conhecimento médico em duas Etapas:

1ª. Etapa: Prova Escrita (com questões objetivas e discursivas) - afere conhecimentos teóricos;

2ª Etapa: Prova de Habilidades Clínicas – afere conhecimentos quanto à prática de atendimento médico.

Os participantes aprovados no REVALIDA poderão solicitar às Instituições de Educação Superior públicas brasileiras que aderiram ao Exame a revalidação do seu diploma obtido no exterior, desde que apresentem as documentações solicitadas na legislação brasileira, incluindo o certificado de aprovação no CELPE-BRAS.

Para maior conhecimento do REVALIDA, acesse as provas de 2011, 2012, 2013 e 2014. (http://portal.inep.gov.br/provas_e_gabaritos)

Acesse o edital do Revalida 2015: ( Edital n°- 18/2015 - Revalida 2015)

O Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), conforme disposto na Portaria Interministerial nº 278/2011, realiza em 2014, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA.


Em 2010 foi realizado o Projeto-piloto para revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior que gerou importantes informações para subsidiar a institucionalização do Exame ocorrida no ano seguinte. A partir disso, o REVALIDA 2011 consolidou a metodologia aplicada na elaboração e aplicação da prova, que se encontra em sua 4ª edição.

Em 2014 são 41 (quarenta e uma) instituições de educação superior que aderiram ao exame e tiveram a homologação pela SESu, em todas as regiões do país, credenciadas a validar os diplomas dos aprovados no REVALIDA. Cada uma destas instituições, abaixo relacionadas, conforme a solicitação do participante receberão os resultados do REVALIDA para uso no processo de revalidação dos diplomas médicos:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD,
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR,
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT,
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB,
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB,
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU,
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE,
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM,
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais os requisitos mínimos necessários para participar do Revalida?
Há quatro requisitos básicos para a participação:

Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil e
Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira e
Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, emitido pela Recita Federal do Brasil e Enviar imagens do diploma, frente e verso, tal como solicitado pelo sistema de inscrição.

Será preciso entregar documentação antes da realização da prova?
Não. A inscrição no sistema http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao, é realizada pela internet, e o pagamento das taxas (por meio de boleto emitido eletronicamente) são suficientes para a realização das provas. Mas fique atento (a), é preciso seguir todos os passos requeridos pelo sistema. É imprescindível enviar arquivo com o diploma digitalizado, frente e verso, tal como solicitado pelo sistema de inscrição, em um dos seguintes formatos: jpg, jpeg, pdf ou png.

Quem já está inscrito em uma universidade para revalidação de diploma poderá participar do Revalida?
Sim. Se a universidade não aderiu a esta edição 2015 do Revalida, o processo já aberto continuará tramitando naquela instituição. Isso não impede que o participante se inscreva no Revalida, indicando uma das 37 universidades brasileiras que aderiram ao Exame e, no caso da aprovação no Revalida, criando um novo processo de revalidação.

Qual o valor da taxa de inscrição?
O valor da taxa de inscrição relativa à primeira etapa de avaliação é R$ 100,00 (cem reais).

Na hipótese de aprovação na primeira etapa de avaliação, o participante deverá emitir novo boleto para pagamento da taxa relativa à segunda etapa de avaliação, no valor de R$ 300,00 (trezentos) reais.

Se eu participei do Projeto Piloto de revalidação de diplomas médicos de 2010, do Revalida 2011 e, ou 2012, poderei participar do Revalida 2015?
Sim. A participação no exame é voluntária e pode ocorrer até que o interessado consiga a necessária aprovação para buscar a revalidação do diploma em uma das instituições adeptas ao Exame.

Quem fez as provas escritas da 1ª etapa será automaticamente convocado para a prova de habilidades clínicas da 2ª etapa?
Não. É preciso ter sido aprovado na primeira etapa para passar à segunda.

Em qual universidade o meu diploma médico será revalidado?
A revalidação ocorrerá na Universidade escolhida pelo participante, dependente de abertura de processo conforme as normas vigentes para a revalidação de diplomas médicos.

A aprovação no Revalida é garantia de revalidação de diploma pela universidade escolhida?
Não. A aprovação no Revalida é um subsídio para a revalidação. As universidades que aderiram ao Exame reconhecem sua legitimidade e relevância e demandam, além da apresentação do diploma, entrega de documentação conforme indicado na legislação brasileira, além do certificado de aprovação no CELPE-BRAS.

Que é o CELPE-BRAS?

O Celpe-Bras é um exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. (mais informações em http://celpebras.inep.gov.br/inscricao).



Matriz de Correspondência Curricular

Portaria nº 278/2011

Para maiores informações: revalida@inep.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.