quarta-feira, 16 de julho de 2014

Celpe-Bras: Inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira



A partir desta quarta-feira, 16, estão abertas as inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os interessados podem se inscrever até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 14 de agosto. As provas serão realizadas entre os dias 21 e 23 de outubro deste ano em 22 postos aplicadores credenciados no Brasil e 58 no exterior.
Podem participar do exame os estrangeiros e os brasileiros cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.
No Celpe-Bras, são avaliadas as partes escrita e oral. A prova escrita é composta por quatro tarefas que exigem do examinando produção escrita em língua portuguesa, e que deverão ser realizadas em até três horas. Duas tarefas da parte escrita integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em um vídeo e uma tarefa baseada em um áudio). A parte oral compreende a atividade de interação face a face com duração de 20 minutos.
Reconhecimento – O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino como comprovação. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Os resultados do exame serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU), e no portal do Inep na data provável de 15 de dezembro de 2014.
Acesse o sistema de inscrição.
Confira o edital
Assessoria de Comunicação Social do Inep